Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

Sobre a autora

Yuri Hayashi. Foto: Cláudio Brisighello" Meu nome é Yuri Hayashi, tenho 37 anos e a maioria desses anos foi acompanhada por uma boa xícara de chá. Minha origem japonesa trouxe enraizada essa cultura que ao chegar na fase adulta só aumentou.

A curiosidade sobre esta bebida tão fascinante me fez correr atrás de muitas informações e no fim sempre descobria que havia mais a ser descoberto! Hoje tento conciliar em meu blog o que sei e aprendo sobre os chás e sobre a minha vida, coisas praticamente inseparáveis pois enquanto estou fazendo alguma coisa, a chaleira já está esquentando água no fogão.

Há alguns anos atrás eu e meu marido fizemos uma mudança definitiva em nossas vidas e viemos morar no campo, no interior de São Paulo. Aqui, além de aproveitar prazeirozamente os momento de paz que temos em nossos longos dias, comecei a plantar algumas ervas aromáticas e, claro, não poderia faltar a planta do chá (Camellia sinensis) - para me ajudar a entender melhor o processo desde a sua elaboração até o produto final.

Na maior parte do tempo estou escalando por aí, aproveitando a natureza maravilhosa da Serra da Mantiqueira. E nos entremeios de tempo, adoro cinema, livros, e confeitaria (tentando resumir bem pois sou uma geminiana tão eclética!). Acabo traduzindo um pouco disso também nas minhas postagens de blog, que faço sempre com a boa companhia do cachimbo, outro hobby que possuo.


A Escola de Chá Embahú

Na parte profissional, sou formada na área de Design, mas depois que caí na cozinha, além de fazer meus preparos, organizo e ministro os cursos da Escola de Chá Embahú.

Em 2007 resolvi que iria me aprofundar no mundo dos chás. Como não havia muita informação em nosso país naquele tempo, resolvi criar um blog no ano seguinte (um dos primeiros do gênero), o Chá&Poesia, onde compartilhava as minhas experiências neste mundo. O blog foi gradativamente ganhando audiência e em 2010 reformulei seu conteúdo, mudando o nome para Chá, Arte e Vida!, agora englobando experiências também do meu estilo de vida. Neste tempo, meu público começou a pedir que eu ministrasse workshops sobre chá pois mais amantes da bebida haviam surgido e estavam como eu em meu início, sem direcionamento. Com o passar do tempo, meu trabalho com os chás especiais foi amadurecendo e hoje, acumulando maior experiência, tento transmitir este conhecimento de forma mais concreta através da Escola que se formou, pelo simples prazer de ver mais adeptos do chá em nosso quotidiano.

Hoje as minhas pesquisas continuam, a complexidade de assuntos que ligam a cultura do chá me fascinam, e tento repassar isso aos meus alunos de forma bem pessoal nos cursos em meu espaço.

Além de ter conquistado parceiros (grandes marcas de chás do mercado nacional) que me motivam muito em meu trabalho, tenho o grande apoio do meu marido, Cláudio Brisighello, que também ajuda a organizar a Escola além de fazer seus maravilhosos pães caseiros, apreciando a boa cozinha e produzindo nossa cerveja artesanal.


Tenho minhas idéias e opiniões mas sou uma pessoa bem acessível, por isso não deixe de me escrever caso precise de ajuda em relação aos chás. E entre uma xícara e outra, tenho certeza que um dia a gente se esbarra por aí!

Yuri Hayashi
Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.