Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

06/09/2016

Receita: Pobá, Boba ou Bubble Tea, e Sagú com Chá

Faz pouco tempo atrás que postei um vídeo em meu instagram (@chaarteevida) de um Pobá Tea que resultou em alguns pedidos de detalhamento do seu preparo. Hoje venho explicar sobre dois tipos de Pobá e também da utilização do sagú, um primo não tão distante, em conjunto com o chá.

Sagú de chá preto e sagú de Milk Oolong em leite


A origem desta bebida que mistura chá, um xarope adocicado e bolinhas de tapioca, chamadas de pobá (ou boba) ou pérolas, vem de Taiwan, onde a bebida é bem popular. Existem algumas versões sobre sua criação, onde duas lojas clamam por sua invenção (as casa de chá Chun Shui Tang e a Han Lin), enquanto outros acreditam que esta bebida seja um desenvolvimento natural do comércio que se fez em cima do chá: no começo da venda da bebida fria, batida com sucos para atrair o público jovem, bolhas de ar eram formadas em sua superfície, inspirando a adição das bolas de tapioca posteriormente. Seja qual for a sua história, a bebida possui estilo próprio, assemelhando-se mais com um frappuccino ou até um milkshake leve conforme veremos em seu preparo.

Pobá pré-cozido sem hidratar

Pérolas negras de Pobá (já hidratadas)

Existem dois tipos de bolas de tapioca para o Pobá, um já vem pré-cozido, com a coloração negra e seu sabor característico enquanto o outro é branco e puro, como o sagú.

Podemos ver em alguns lugares, a distinção do termo Pobá apenas para as bolas grandes, deixando o termo pérola para as bolinhas menores - mas o primeiro é bem aceito de forma geral para este tipo de bebida.



Receita de Pobá Tea e Chá Verde do Chá, Arte e Vida!
(2 copos grandes)

Ingredientes:
- 1/2 xícara de pérolas negras de Pobá, pré-cozido
- 2 xícaras de água
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá do Chá Verde em Pó da Amaya Chás
- 100 ml de água
- 100 ml de leite
- gelo a gosto
- mel a gosto


Preparo:
- Em uma penela, ferva a água. Assim que levantar fervura, adicione o açúcar, dissolva, e adicione as bolas de Pobá, jogando-as por toda superfície da panela, evitando que elas grudem umas nas outras. Misture levemente e deixe em fogo médio por 7-10 minutos até que fiquem macias. Deixe esfriar, escoe a água e divida as bolinhas em dois copos grandes e altos, adicionando o mel até cobrí-las e misture. Reserve.
- Em um recipiente a parte, vaporize ou misture os 100 ml de água com o chá verde em pó (peneirado antes do uso) com uma máquina de café espresso ou com um batedor de pilha, até que fique com a superfície cremosa. No caso da máquina de café, não deixe que água ferva, pare antes de esquentar muito. Adicione o chá por cima das bolinhas de Pobá no copo, e adicione o gelo para que esfrie.
- Em outro recipiente, vaporize ou misture o leite, igual ao chá verde em pó. E, ao fim, adicione no copo, por cima do chá verde com o gelo. Está pronto para servir! Não esqueça de colocar um canudo especial de Pobá (grosso) ou uma colher.

Vaporizando o chá verde em pó na máquina de café espresso

Pobá de Chá Verde em Pó da Amaya Chás, com leite vaporizado, e mel


Utilizando Pobá branco (crú) e sagú

Fotos do meu blog antigo (Chá&Poesia) mostrando o pobá branco, crú, e ele pronto na bebida

O Pobá pré-cozido, assim como o branco, crú, é encontrado em casas de produtos orientais. Se você encontrar apenas o Pobá branco, você pode prepará-lo do zero, igual ao preparo de um sagú. Abaixo compartilho o meu preparo:
- Coloque as bolinhas cruas de molho no líquido que desejar (pode ser chás, infusões, sucos, etc., levemente adoçado) por 1 hora. Lembre-se de ter bastante quantidade do líquido escolhido pronto de reserva pois as bolinhas absorvem bem.
- Após o tempo do molho, coloque tudo em uma panela grande, adicione mais do mesmo líquido e leve ao fogo baixo, mexendo. Adicione mais líquido até as bolinhas estarem sempre cobertas. e quando elas começarem a ficar transparentes, chegou no ponto. Nesta hora eu costumo adicionar mais líquido, deixo esfriar e coloco em recipiente tampado na geladeira. Está pronto para o uso como na receita da bebida acima ou como uma sobremesa ilustrada na foto abaixo!




Por fim, dois vídeos para ilustrar mais ainda o que é esta bebida que eu particularmente adoro pelo fato de poder mastigar essas bolinhas tão macias!



A video posted by Chá, Arte e Vida! by Yuri H. (@chaarteevida) on

E para vermos como a bebida pode ser versátil, acima temos o vídeo do Pobá com café espresso, estilo latte, e com caramelo!

Boas criações à todos! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Bah, nunca achei pobá pra comprar. Gosto muito. Sempre que vou em São Paulo vou lá na Liberdade tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ederson! Aproveite a Liberdade e compre lá um pacote e leve para casa! Nas lojas tem, é sazonal, por isso saia perguntando que em alguma vc encontrará.
      Saudações!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.