Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

14/12/2015

Degustação de Chás: Choco Chá e Pão de Mel da A Loja do Chá

Falaremos neste artigo sobre um produto recente no mercado nacional, criado pela A Loja do Chá - Tee Gschwendner em parceria com a Chocolat Du Jour: o Choco Chá. Este chá em verdade, é uma infusão feita das amêndoas do cacao que também serviu de base para a infusão mista Pão de Mel - uma edição comemorativa de Natal da A Loja do Chá. Muitas lojas têm este costume de celebrar tamanha data com uma bebida criada especialmente para a ocasião e esta, em especial, se tornou um grande favorito pessoal.

"Pão de Mel" e Choco Chá da A Loja do Chá

O Choco Chá, para mim, é praticamente uma categoria à parte das bebidas quentes, ao lado do chá e café, por sua complexidade. Lá fora, este tipo de infusão é chamado de Cacau Tea e pode ser feito com as sementes do fruto do cacau (chamado também de amêndoas ou de nibs, que é a matéria prima para o chocolate) e/ou suas cascas.

Choco Chá - amêndoas torradas de cacao com moagem controlada

A infusão de cacao da A Loja do Chá é produzida com as amêndoas torradas do cacau Pratigi e possui um terroir específico, as Fazendas Reunidas Vale do Juliana no sul da Bahia. Estas amêndoas passam por um processamento que envolve sua fermentação, torragem e o importante processo da moagem controlada, feita na medida certa para que a bebida fique equilibrada conforme veremos na degustação abaixo. 

Ao abrirmos o lindo pacote "risca de giz" da A Loja do Chá, vemos que as amêndoas do cacau se apresentam em diversos formatos: há uma parte em pó e alguns pedaços maiores e menores que formam a composição da exótica infusão. O cheiro que vem de dentro do pacote com certeza faz inveja à Fantástica Fábrica de Chocolate, é totalmente sedutor.

Infusão do Choco Chá

Após a infusão o liquor produzido é turvo, de coloração cobre denso, com partículas que se depositam no fundo da xícara e em alguns cantos também vemos pequenas bolhas de gordura na sua superfície - aqui temos de lembrar que o cacau possui gordura (que consumido de forma correta, é importantíssimo para nossa saúde e nesta infusão sua concentração é muito baixa) e apesar de parecer um aspecto diferente para uma infusão, tudo isso entrega corpo à bebida. Seu cheiro é inebriante, um verdadeiro perfume de chocolate. O seu gosto é robusto, amadeirado, alguns toques de nozes, terroso, consigo sentir a fermentação frutada leve e acidez também leve, possui pouquíssimo amargor - conforme comentei, o sabor desta bebida é muito complexa e eu poderia ficar horas procurando mais aromas e sabores para lhes contar... mas garanto que é uma grande experiência e nos faz viajar em diversas memórias olfativas. Não é à toa que ele foi premiado na Inglaterra com a medalha de prata na categoria Infusão pela Academy of Chocolate.

Além de gostoso, o Choco Chá também traz benefícios à saude, possui antioxidantes e  teobromina (da família da cafeína, com propriedades parecidas). Acima de tudo, é uma delícia e pode substituir o chocolate quente para aqueles que possuem restrições alimentares mas que adoram chocolate. E para os que não possuem restrições, harmonizar a bebida com um pouco de chocolate também é uma ótima pedida onde ambos trocam aromas e se completam.

Também tive a oportunidade de experimentar o blend de Natal da A Loja do Chá, chamado Pão de Mel, que usa em sua base o Choco Chá, adicionado de especiarias como cardamomo, cravo, canela, etc. 

Blend de Natal da A Loja do Chá: Pão de Mel (usa de base o Choco Chá mais especiarias)

Imaginem um pão de mel fofinho e cheiroso, que quando assado deixa a casa inteira perfumada - esta foi a sensação ao tomar esta infusão mista... parecia um pão de mel líquido de tão presente que eram seus aromas e sabores (os mesmos descritos acima na degustação do Choco Chá mais as especiarias). Experimentei fazê-lo ao estilo inglês e adicionei um pouquinho de leite e açúcar e ficou fantástico, não queria parar de tomar! O açúcar realça as especiarias e o leite dá a ligação entre todos os ingredientes além de adicionar textura. Eu super recomendo esta personalização!

Carla Saueressig, proprietária da Loja, nos conta que este blend foi uma homenagem à sua mãe que fazia a iguaria para as festas de fim de ano - com tanto carinho, feito com muito zêlo e emoções, o resultado não poderia ser outro.

Blend de Natal após infusão

Vale lembrar que os blends de Natal são apenas para esta época do ano, por isso, corra que ainda dá tempo de garantir esta experiência de época.

Maiores informações na própria A Loja do Chá - Tee Gschwendner:

https://pt-br.facebook.com/alojadocha
Shopping Iguatemi - Av Brigadeiro Faria Lima, 2232 - São Paulo
Tel: (011) 3816-5359

Pão de Mel da A Loja do Chá com leite...
Infusão mista Pão de Mel ao estilo inglês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.