Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

11/05/2015

Receita: Bolo com o Blend "Neve de Fujian" da Talchá

Retomando um pouco as receitas que levam chá como ingrediente em sua composição, fiz há algum tempo este bolo que ficou simplesmente sublime, assim como o blend que utilizei, o "Neve de Fujian" da Talchá. 

Bolo com blend da Talchá!
Bolo "Neve de Fujian"

O Blend Neve de Fujian da Talchá é composto por chá branco, manga e maçã e resulta em um chá leve, adocicado e agradável ao paladar. Na mistura da massa ele fica muito bem integrado, trazendo mais sabor ao bolo, com um toque perfumado que só quem fez a receita poderá revelar o segredo.


Bolo "Neve de Fujian" do Chá, Arte e vida!

Esta receita consiste em uma massa esponja sem fermento químico (você precisa de uma batedeira e termômetro para facilitar o preparo), recheio simples de fruta e cobertura com um creme fino rápido.

---

MASSA

Ingredientes:
- 41g manteiga derretida
- 5 colheres de chá do blend Neve de Fujian da Talchá
- 281g de ovos (5 ovos e meio)
- 187g de açúcar
- 1 pitadinha de sal
- 187g farinha

Coando o blend da manteiga, esta última absorve facilmente todos os sabores!

Preparo:
Antes de preparar a massa, adiante a mistura da manteiga: derreta a manteiga até atingir 80°C e adicione o chá. Retire do fogo, cubra e deixe descansar por meia hora antes de coar. Caso a manteiga endureça, antes do uso na massa, aqueça levemente até ficar líquida novamente.
Para preparar a massa, misture os ovos, açúcar e sal em uma tigela grande e leve em banho-maria. Continue misturando e quando a mistura atingir 43°C, retire do fogo e leve imediatamente à batedeira. Bata até ficar em ponto de fita (15 minutos aproximadamente).
Peneire a farinha e separe em 3 partes. Adicione cada parte da farinha à massa de ovo, de forma cuidadosa, misturando de baixo para cima e raspando as laterais da tigela, bem delicadamente para não tirar o ar da mistura. Dissolva bem cada parte de farinha antes de adicionar a próxima.
Ao fim, despeje a manteiga derretida na massa e misture apenas o necessário para incorporá-la.
Leve ao forno pré-aquecido em 180°C, em forma untada, o mais rápido possível para que a massa não murche (lembre-se que não há fermento químico), por 40 minutos ou até que a superfície fique de coloração marrom e ao tocar, ela afunde e volte rapidamente.

Bolo assado. Notem a coloração do marrom - ele tem que estar bem escuro senão ficará cru e a esponja murchará ao esfriar


---

RECHEIO E COBERTURA

Ingredientes:
- 1 lata de pêssego em calda, com a fruta cortada à gosto
- 1/2 xícara de açúcar
- 4 colheres de chá de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- 3/4 de xícara da calda do pêssego
- 1 colher de chá de manteiga

Preparo:
Em uma tigela misture bem o açúcar, farinha, sal, a calda e o ovo. Leve em banho-maria, misturando, até que engrosse. Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa até que ela dissolva, deixe esfriar.

---

MONTAGEM

Vire o bolo de ponta-cabeça e corte-o ao meio em sua altura (existem ferramentas de confeitaria que ajudam na precisão do corte, senão utilize uma faca bem afiada e comece cortado as bordas até que o corte se encontre no meio). Coloque os pêssegos cortados com um pouco do creme em cima de uma das metades do bolo e em seguida coloque a outra metade em cima. Adicione mais pedaços de pêssego e creme em cima do bolo montado e despeje o restante do creme ao redor do bolo (é um creme fino, bom para molhar o bolo, e este sendo um esponja, vai sugar com facilidade o líquido, ficando mais incrível ainda! - e por isto também ele deve ser  mantido em geladeira e consumido rápido).



Bolo de ponta-cabeça pronto para ser confeitado

---

Não esqueça de comer este bolo tomando um chazinho, não necessariamente o mesmo da massa, para uma harmonização ainda maior! Você também pode jogar um creme extra por cima da fatia servida só para dar aquele quê a mais da fruta.

Bolo pronto!

De resto, só posso desejar um ótimo chá da tarde e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.