Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

15/05/2014

Degustação de Chá: Hojicha, chá verde tostado

Algumas pessoas não sabem, mas o chá verde tem um mundo todo particular. Os populares bancha e matcha tomam toda a atenção, mas existem os delicados chás verde chineses e muitos outros tipos de chás verde japoneses, um mundo à parte. Hoje falaremos do Hojicha (obrigada, Lidia!), um chá verde japonês tostado.

Hojicha. Foto: Yuri Hayashi
Hojicha pronto, liquor caramelo e sabor único

O Hojicha (ou Houjicha) foi inventado em 1920 por um comerciante japonês em Kyoto que possuía um grande estoque de chá verde e não queria perdê-lo pela ação do tempo. A solução foi tostá-lo para sua conservação: Usando como base um bancha ou sencha, as folhas são tostadas em recipiente de porcelana sob carvão em alta temperatura, o que lhe confere o seu sabor único (alguns processos modernos utilizam máquinas que simulam esta parte da tostagem). Esta é sua principal característica uma vez que os chás verdes japoneses em geral são apenas vaporizados.

Hojicha. Foto: Yuri Hayashi
Folha secas de Hojicha, escuras e picadas

Suas folhas secas e escuras possuem um forte cheiro de alga. Utilizando água a 80ºC por 1 minuto e meio, os aromas se transformam e levam ao sabor notas bem adocicadas, o tostado traz a lembrança de castanha portuguesa e amêndoa, cheiro de terra ainda com poucas notas de algas, sem amargor ou adstringência, liquor límpido em tom caramelo. Bem fácil de beber e, por conta do seu processo de fabricação, ele possui um teor menor de cafeína e taninos, bom para aqueles que tem sono leve - é dito ser o chá favorito de crianças e idosos no Japão além de ser bem popular em geral (existe até KitKat sabor Hojicha!).

Hojicha. Foto: Yuri Hayashi
Folhas úmidas de Hojicha, lembram algas

A grande mágica deste chá verde é que com um simples processo (veja ele completo neste texto em inglês) ele retira aquele aroma vegetal e a adstringência forte característica dos chás verdes japoneses, e que muitos não gostam, colocando em seu lugar o adocicado de nozes, de defumação muito leve. Ótimo chá para se tomar ao longo de um dia, com boa personalidade e cara de outono!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.