Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

13/01/2014

Filmografia de Chás

Abaixo segue uma seleção de filmes (todos internacionais, a maioria em inglês) relacionados ao mundo do chá. Alguns são fáceis de serem comprados online, outros raros e temos um totalmente online e gratuito. Preparem a pipoca, que diga-se de passagem eu amo, e divirtam-se!

Cena do Filme Rikyu ni Tazuneyo (Ask This of Rikyu)



All in this Tea
Este filme conta a trajetória de David Lee Hoffman, americano que descobriu o mundo dos  chás em suas viagens pelo oriente e resolveu trazer a bebida para os Estados Unidos, tornando-se um dos maiores experts do mundo. Ele abriu o mercado chinês para a exportação dos chás artesanais e mostra neste filme como foi esta batalha cultural. Um filme de Les Blank e Gina Leibrecht.
- Site oficial: http://www.allinthistea.com/




The Meaning of Tea
Uma viagem aos países que culturalmente possuem ligação com o mundo dos chás: India, Japão, Taiwan, Marrocos, Inglaterra, França, Irlanda e Estados Unidos (também há um livro e cd). Do diretor Scott Chamberlin Hoyt.
- Site Oficial: http://store.themeaningoftea.com/




Tealand
Documentário online e gratuito que conta a trajetória das casas de chá na Inglaterra.
- Filme no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Jd7_fgO2dSc




The Lord of Darjeeling
"Nos confins da Índia e Nepal, em Darjeeling, Rajah Banerjee é o proprietário de um estabelecimento familiar de chá que foi o primeiro a dedicar-se à agricultura orgânica e Fair trade, produzindo um dos chás mais procurados do mundo. Ele é uma figura carismática que vê a produção da planta como uma verdadeira forma de vida. Ele perambula em seus jardins à cavalo e elegantemente nos faz pensar sobre a possibilidade de harmonia entre o homem e a natureza". Filme premiado com direção de Xavier de Lauzanne.
- Site oficial: http://www.aloest.com/en/content/lord-darjeeling




The Bitter Taste of Tea
"Nos belos jardins de chá exuberantes no Quênia, Índia, Bangladesh e Sri Lanka, milhões de trabalhadores de chá lutam todos os dias para sobreviver. Eles estão produzindo o chá para as empresas multinacionais, como a Lipton e Finlay's. As empresas prometem aos consumidores que eles vão agir como membros responsáveis da sociedade global na proteção ao meio ambiente e asseguram boas condições de trabalho e condições para os trabalhadores. Nada poderia estar mais errado. Os consumidores ocidentais acreditam no Fair trade pois este garante que os trabalhadores das plantações de chá conseguem um pouco de dinheiro extra cada vez que o consumidor compra o chá. Este filme conta a verdadeira história de como o Fair trade não é de todo justo". Direção de Tom Heinemann.
- Siet oficial: http://tomheinemann.dk/the-bitter-taste-of-tea/




Tea Lands of China
Este documentário mostra dois americanos que trabalham em uma casa de chás, durante sua viagem à China, aprendendo sobre dois tipos de chás específicos, o Dragon Well e o Pu'er.
- Site oficial: http://d3mediagroup.com/cms/programs/documentaries/tea-lands-of-china.html




Rikyu ni Tazuneyo (Ask This of Rikyu)
Este filme é um drama japonês recente (2013), que envolve um dos principais personagens da Cerimônia do Chá Japonês: "Sen no Rikyu é o filho do dono de uma loja de peixe. Sen no Rikyu estuda então o chá e, eventualmente, torna-se uma das principais influências sobre a cerimônia do chá japonesa. Com sua estética elegante, Sen no Rikyu é favorecido pelo homem mais poderoso do Japão Toyotomi Hideyoshi e torna-se um dos seus conselheiros mais próximos. Devido a conflitos, Toyotomi Hideyoshi, em seguida, ordena Sen no Rikyu a cometer seppuku (suicídio)". Direção de Mitsutoshi Tanaka.
- Mais informações: http://asianwiki.com/Ask_This_of_Rikyu




The Renaissance of Tea
Vídeo que mostra como preparar diversos tipos de chá chineses tradicionais, mostrando seus cultivos. Comentários de James Norwood Pratt, um dos maiores experts de chás do mundo.
- Maiores informações: Amazon.com




Robert Fortune: The Tea Thief
"Uma das mais audacionsas missões de espionagem já montado: roubar o segredo do chá da China Imperial. O homem confiada a missão foi um botânico escocês e aventureiro, Robert Fortune". Direção de Diane Perelsztejn.




Tan Dun - Tea, A Mirror of Soul
Ópera dramática onde o chá interliga seu enredo: "A história do chá tem como palco o Japão antigo. Seikyo, príncipe por nascimento mas agora um monge, relata a seus companheiros monges a história de como ele veio para o templo. Mais cedo, na China, ele tinha se apaixonado pela princesa Lan. O irmão ciumento dela, o príncipe, desafiou-o a encontrar O Livro do Chá. Seikyo encontrou Lu, filha do sábio conhecedor de chás, que lhe entregou o livro, insistindo para que o conhecimento sobre os poderes do chá fosse difundido. O príncipe atacou Seikyo e Lan foi morta quando tentou intervir. O príncipe estava mortificado e ofereceu-se em sacrifício, mas Seikyo declinou e optou por viver o resto de sua vida como um monge. Tan Dun faz uma mistura rica e marcante de tradições musicais orientais e ocidentais. Ele incorpora "música orgânica", e sua marca registrada são os materiais naturais como instrumentos - neste caso , com percussionistas no palco tocando grandes tigelas de água, painéis de papel, potes de cerâmica e pedra"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.