Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

28/06/2013

Receita: Leite de Amêndoa, Latte de Chá Verde e Rooibos

É comum nos dias de hoje encontrarmos outros tipos de bebida que substituam o leite de vaca. Muitas pessoas possuem intolerância ou, simplesmente, existem os que não gostam do hábito de beber leite animal. Em ambos os casos, eu gostaria de indicar o leite de amêndoas.

Leite de amêndoas caseiro

No mercado a bebida com base de soja é amplamente divulgada mas como sabemos, a soja tem passado por muitos processos para ser produzida em massa e nos deixa um pouco desconfortáveis quanto à sua origem e qualidade. Também saliento que o sabor do leite de amêndoas é muito mais agradável do que o de soja. O que separa um de ser tão popular quanto o outro é o seu custo.

Aqui no Brasil o leite de amêndoas não é tão conhecido e não lembro de tê-lo visto industrializado mas a receita é bem fácil e prática, além de durar alguns dias na geladeira.

Leite de Amêndoas do Chá, Arte e Vida!

- Ingredientes:
1 xícara de amêndoas cruas com casca
2 a 3 xícaras de água filtrada
baunilha (essência ou fava)
açúcar a gosto

- Modo de Preparo:
Deixe as amêndoas de molho em água cobrindo até sua superfície por, no mínimo, 6 horas (uma noite inteira é o ideal). Após o descanso, peneire as amêndoas - descarte esta água. Em um processador de alimentos ou liquidificador coloque as amêndoas mais as xícaras de água filtrada (3 xícaras deixa um leite fino, quase a consistência de desnatado, então a quantidade de água fica a seu gosto). Bata as amêndoas com a água até que uma espuma se forme em sua superfície. Passe o líquido com as amêndoas em um tecido e depois esprema bem, até sair todo o restante do leite. Adicione a baunilha (só um pouquinho) e açúcar a gosto e guarde em garrafa hermeticamente fechada na geladeira (é normal que o líquido se separe, agite bem a mistura que ela fica homogênea novamente).
O restante das amêndoas trituradas ganham a textura de coco e você pode usar em alguma receita caso deseje esta textura pois em sabor, a maioria dele já se foi no leite.

---

Latte de Chá Verde e Latte de Rooibos

Com o leite de amêndoas pronto e em mãos, temos uma infidade de possibilidades culinárias. Hoje eu fiz uma receita de Latte (de chá, não tem café!) para espantar o friozinho que chegou por aqui. É bem simples, os ingredientes que são a parte mais difícil da receita.

- Ingredientes:
1 xícara de leite de amêndoas (se quiser fazer com leite de vaca, é a mesma quantidade)
Matcha (chá verde em pó) ou extrado de Rooibos (infusão da África do Sul) à gosto
açúcar a gosto

- Modo de Preparo:
Eu possuo uma maquininha caseira de expresso com saída de vapor. Nela, vaporizei o leite de amêndoas (evite deixar ferver muito pois ele perde seu aroma com facilidade) com o matcha (ou rooibos) até ficar cremoso, igual ao leite de vaca. Pronto, é só adoçar a gosto, simples assim!
Caso você não possua a máquina de expresso, existe um pequeno batedor à pilha vendido por aí que ajuda a fazer espuma em bebidas.

Latte de Rooibos (esquerda) e de Matcha (direita)

A combinação do Rooibos com o leite de amêndoas casa muito bem pois é um encontro de notas de especiarias e nozes, levemente adocicado. Já com o Matcha é perfeito, o sabor das amêndoas emenda no do chá verde e o prazer fica extendido, recomendo muito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.