Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

14/02/2013

Chás importados da Ahmad

A marca inglesa de chás Ahmad já tem distribuição em território nacional há alguns anos, e agora temos uma opção de compra online na loja Chá&Cia. A loja trabalhava com ervas e infusões medicinais, uma das mais completas do país, possuindo uma coleção extensa de produtos naturais. O pessoal de lá é muito atencioso e com certeza você será bem atendido, vale a pena uma visita no site:  http://chaecia.com.br/

Chás Ahmad. Foto: Cláudio Brisighello


A Ahmad Tea trabalha com chás no mercado inglês desde 1986 e hoje possui uma grande variedade de blends, chás preto e verde e infusões. Entre seus produtos encontramos muitos chás pretos aromatizados, em sachê - prático para quem está na correria do dia-a-dia  -, assim como chás gourmet, em folhas soltas, em embalagem de lata de alumínio ou caixa.

Dos chás que provei da marca, gostaria de ressaltar o Gunpowder Green Tea, o Royal Blend e o Earl Grey:

Gunpowder Green Tea

Gunpowder green tea da Ahmad. Foto: Yuri Hayashi

O chá verde Gunpowder (Pólvora) tem origem chinesa, na Província de Zhejiang, com surgimento datado nos idos de 600 d.c.
Em sua fabricação quase artesanal, as folhas frescas de chá passam por vaporização e por um processo de secagem através de calor. Após isso ganham a forma do que no ocidente foi chamado de Pólvora por lembrar em formato as bolotas de  pólvora utilizadas em explosivos, e também pela comparação na hora da sua infusão onde a folha se expande de tal forma que lembra uma explosão.
Este chá também é conhecido como "Chá Pérola" ou "Cabeça de Alfinete Imperial". E é dito ter uma das menores quantidades de cafeína possíveis em um chá.

- Sabor: O chá verde Pólvora traz muita refrescância e aroma adocicado, levemente amendoado, com pouquíssima adstringência.

- Aparência: As folhas secas apresentam formato arredondado, são brilhantes por conta do seu frescor e resultam em um liquor amarelo profundo.

- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) por 3 minutos.


Royal Blend

Royal Blend da Ahmad. Foto: Yuri Hayashi

O termo Royal Blend (blend é a mistura de diferentes tipos de chás) destaca a ligação de um determinado blend com a realeza Inglesa (o chá pode ter sido inventado por alguém do reino ou o chá pode ter sido feito em homenagem à Coroa). Cada marca de chá possui o seu blend particular e no caso do Royal Blend da Ahmad, eles misturam folhas de chá preto Darjeeling e Assam, ambos provenientes da Índia, juntamente com um toque sutil de Bergamota (espécie de laranja).

- Sabor: Este blend é bem equilibrado, refrescante, a nuância de bergamota amarra a leve adstringência dos chás pretos de forma sutil, encorpando seu sabor.

- Aparência: Liquor límpido e avermelhado.

- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) durante 3-4 minutos.



Earl Grey Tea

Earl Grey da Ahmad. Foto: Yuri Hayashi

O blend (blend é a mistura de diferentes tipos de chás) Earl Grey é um dos mais clássicos da cultura inglesa e do mundo. Existem várias versões de história de como o chá surgiu, mas uma delas conta que um diplomata durante a gestão do primeiro ministro inglês, Earl Grey, salvou a vida de um chinês e como forma de gratidão, recebeu a receita deste chá para ser levado de volta ao seu país. O blend é basicamente composto de chá preto e óleo essencial de bergamota (espécie de laranja).

- Sabor: Este chá possui muita personalidade, você consegue sentir o seu aroma ao abrir a embalagem. Seu sabor é bem balanceado entre a pungência e vivacidade do chá preto e o frescor cítrico da bergamota.

- Aparência: Seu liquor é um caramelo límpido.

- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) durante 3 minutos.


Achei estas opções boas e acessíveis para quem gostaria de provar chás diferentes, com qualidade gourmet, no mercado nacional. Vamos aproveitar e incentivar o mercado crescente dos chás no Brasil!

Bom chá da tarde para todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Yuri, primeiramente, parabéns pelo Blog - que é totalmente lindo (e cheiroso)! Aos pouquinhos estou tendo aulas com você por aqui!
    Também gosto muito da Ahmad, especialmente o earl grey! Recentemente descobri uma marca brasileira de chás chamada Tribal Brasil - www.tribalbrasil.com
    e gostei muito dos sabores que experimentei. Você tem alguma opinião sobre eles?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada por sua mensagem! Que bom saber que tem curtido o conteúdo, espero que ajude mesmo!
      Sobre o chá, há muitos anos atrás (uns 4 - 5) eu me deparei com essa marca e cheguei a comprar um mate com limão e mais um ingrediente que não recordo (mas não era mate tostado para infusão tradicional, era para tomar em cuia, sabe?). Foi a única experiência que tive, por isso não posso opinar muita coisa. Eu só recordo que preferi a erva mate pura, sem misturas.
      Dei uma navegada pelo site que você me deixou e parece que a marca está atualizada, com muitas infusões. Se encontrar novamente um dia, vou experimentar novamente! Obrigada pela dica!
      Beijos!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.