Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

 
 

27/04/2011

Chás chineses e Risoto de Pinhão

Enquanto ando mergulhada em idéias e afazeres, vim aqui, rapidinho, para deixar duas boas leituras para vocês:

- Cha Yê!:  Meu amigo João, juntamente com seu sócio Caio, estão neste momento lá na China escolhendo maravilhosos chás que serão vendidos em sua loja online. Acompanhem esta bela aventura neste blog recheado de fotos e cultura:  http://chaye.com.br/ (e se preparem para quando os chás chegarem, é mais uma opção no mercado nacional com a diferença de vir diretamente do país produtor, sem ingleses, americanos, alemães e etc. aumentando o valor de mercado e consequentemente, evitamos que o produto dê mais voltas  que o necessário no globo).

Arroz + pinhão

- Risoto de Pinhão: Meu marido fez este prato muito saboroso com os pinhões aqui da nossa região. Melhor ainda, ele resolveu publicar em seu blog a receita. Eu que sempre achei o pobre pinhão muito sem graça, agora acho ele é muito do bom. Faz uma diferença enorme você comer aqueles pinhões velhos e ressecados, vendidos no mercado, e depois experimentar um caído diretamente da árvore (para saber se o pinhão está fresco, ele tem de ter a casca marrom claro, com o espinho esverdeado ainda em sua cabeça - se ele estiver com cor vinho profundo, já está velho). Confiram: http://claudiobr.wordpress.com/2011/04/25/arroz-pinhao/

Logo, logo, chego com mais novidades! Até lá!

11/04/2011

Iogurte de Kefir

O Kefir é um microorganismo com leveduras e lactobacilos capaz de transformar o leite em um iogurte natural muito gostoso, um pouco mais ácido que os iogurtes comerciais, mas com a vantagem de ser simples de se fazer e sem nenhum conservante e colorante (e sabe-se lá mais o que nos dias de hoje...).

Kefir
Iogurte aqui de casa, foto do Cláudio

Achando um lugar para comprar ou alguém para doar o Kefir (é comum acontecer uma vez que eles vão se multiplicando com o tempo), simplesmente adicione leite (em temperatura de até 30°C) e espere até que ele fique da consistência desejada. Você coa o líquido e pode utilizar os bichinhos novamente, em uma infinita produção de iogurte. Aqui em casa, usamos ele para tudo: misturado com frutas, no molho para a salada, no muffin, etc. Também é dito que o Kefir traz benefícios à saúde, você pode ler sobre isso nos links que indiquei abaixo.

Para obter mais informações em português, visite www.kefir.xpg.com.brpt.wikipedia.org/wiki/Kefir.

04/04/2011

Bolo de Laranja

Eu faço este bolo de laranja, que é um dos meus favoritos, e vai bem com uma infinidade de chás. Com o Earl Grey pela sua similaridade de sabor, com o Preto para quebrar seu amargo e com o Verde que casa bem com a acidez da laranja. Mas, acima de tudo, é um bolo muito gostoso, fofinho, com cobertura úmida, fácil de fazer e todo mundo gosta:

Bolo de Laranja

Bolo de Laranja Chá Arte e Vida!

- Ingredientes:
1 laranja (inteira, com casca e bagaço, picada - retire as sementes)
3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
1 xícara rasa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

- Preparo:
Em uma tigela peneire a farinha, fermento e açúcar juntos. Reserve.
Bata no liquidificador os ovos, laranja e o óleo. Misture com os ingredientes secos.
Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno (pré-aquecido) médio/baixo por 40 minutos ou até que doure.

Cobertura:
Suco de 1 laranja
2 colheres de sopa de açúcar

- Misture o suco e o açúcar e leve ao fogo. Ferva até que forme um xarope ralo. Fure o bolo ainda morno e regue, aos poucos, com a cobertura. Deixe esfriar. Ele formará uma camada com brilho após secar.

INSTAGRAM @chaarteevida

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Receba as atualizações por email

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.